Ram Rampage não foi 1ª tentativa de picape de luxo com base de Jeep

06/07/2023



 

A Ram Rampage 2024 finalmente está no mercado e seus valores partem de R$ 240 mil. Uma das coisas que mais chamam atenção é o seu porte, já que estamos acostumados a ver as picapes da Ram com dimensões exageradas para as nossas ruas, e aqui temos medidas bem próximas a da Fiat Toro. E não só o tamanho é parecido, tanto que listamos o que a novata tem igual a irmã da marca italiana neste outro artigo.

 

Voltando a falar das dimensões da Ram Rampage 2024, isso tem um motivo bem claro: ela usa a mesma plataforma Small Wide 4x4 de Jeep Renegade, Jeep Compass, Jeep Commander e Fiat Toro. No entanto, não foi a primeira vez que a Stellantis ousou em lançar um modelo da categoria comesse tipo de estrutura.

 

Uma das tentativas teve muito sucesso, que é a Fiat Toro. No entanto, a picape passa longe de ter o acabamento mais esmerado da Ram Rampage, que é o mesmo nível de revestimento que encontramos nos Renegade, Compass e Commander, da marca Jeep, posicionada acima da fabricante italiana no portfólio do grupo automotivo. Dessa forma, não a colocamos como uma picape de luxo, como se denominam os modelos da Ram.

 

A outra “tentativa” de picape apareceu também em 2016, mesmo ano em que a Toro foi lançada. A ainda FCA (antes da fusão com a PSA, onde nasceu a Stellantis) apresentou um conceito chamado Comanche, que seria utilizado especialmente para o evento Easter Jeep Safari - que consistia em reunir fãs da fabricante em Utah, nos Estados Unidos.

 

O protótipo usava a mesma plataforma da atual Ram Rampage, mas o Renegade era sua base. A marca escolheu uma unidade Trailhawk e uma das modificações feita foi o alongamento de 15 cm no entre eixos, ficando com 2,72 m. Um aumento considerável, mas ainda assim ficou distante dos 2,99 m da Rampage. No caso da Comanche, temos a construção em cabine simples, talvez uma opção quatro-portas chegaria nos números da nova Ram.

 

Outra alteração na estrutura, claro, foi o corte da carroceria e teto. Afinal, a Comanche trocou o corpo de SUV por uma caçamba, e deixou o teto rígido de lado para ter ainda mais visual off-road.

 

Vale lembrar que a picape conceito tinha sob o capô um motor 2.0 Multijet. Trata-se do propulsor turbo diesel usado até hoje pela Stellantis em Toro, Compass, Commander e... Rampage. Na época, o Renegade contava com essa usina em seu portfólio, que rendia 170 cv de potência e 35,8 kgfm de torque. O câmbio era de nove marchas e a tração 4x4.

 

É basicamente o que vemos hoje na picape da Ram. Entretanto, a calibração de seu Multijet é igual a do Commander, tendo 170 cv de potência e 38,8 kgfm de torque. Câmbio e tração são os mesmos citados acima.

 

Diferente da Toro e da Rampage, a Comanche não estreou para ficar e seria um projeto capaz de entregar o mesmo nível de acabamento da nova Ram – já que seu interior vem do Commander. A picape do Renegade ficou apenas no sonho dos amantes da marca, já que fez sua participação no Easter Jeep Safari junto de outros protótipos e não entrou em produção. Mas e aí, gostaria de vê-la no Brasil.