Toyota terá picape elétrica maior que Hilux contra Tesla e Hummer EV

12/06/2023



A Toyota até tentou se esquivar da corrida de carros elétricos ao não assinar o acordo de Glasgow, na Escócia, no último mês, que limita a venda de carros a combustão até 2040. Durante anos, a marca insistiu na estratégia de apostar todas as suas fichas em modelos híbridos.

 

No entanto, a marca japonesa parece ter dado o braço a torcer e “voltou atrás” em grande estilo. Nesta semana, a marca japonesa apresentou 16 protótipos de modelos 100% elétricos que ela promete lançar até 2030.

 

Entre eles está a Pickup EV, com cara de futura Tacoma - modelo de mesmo porte da nossa Hilux, vendida em outros mercados - e pegada totalmente fora de estrada.

 

Com pneus grandes e ângulos de ataque e saída de fazer inveja, o utilitário foi o que mais chamou atenção durante a apresentação de Akio Toyoda, CEO global da fabricante.

 

Por se tratar de um protótipo, não há especificações de tamanho, motorização e equipamentos que o modelo tem. No entanto, o projeto pode ser um spoiler de como será a nova filosofia de design da marca para a nova geração de suas picapes, incluindo a própria Hilux - que ganhará uma nova geração em 2024.

 

Além disso, mostra que a montadora está empenhada em entrar no segmento de picapes elétricas, que já conta com Hummer EV, Tesla Cybertruck e Rivian R1T.

 

Vale lembrar que o diretor de comunicações da Toyota, Diego Prado, confirmou ao site argentino 16 Válvulas, em novembro último, que teremos algum tipo de eletrificação na próxima geração da Hilux sul-americana.

 

Segundo ele, a nova Hilux estará preparada para ter uma configuração híbrida em seu portfólio. O veículo será fabricado em Zárate, na Argentina, como atualmente, e certamente virá ao Brasil.

 

Até apresentar os protótipos nesta semana, Toyoda considerava a transição para elétricos “superestimada”. Por isso, a marca japonesa concentrou investimentos em tecnologias híbridas nos últimos anos. Tanto que demorou para apresentar seu primeiro carro 100% elétrico.

 

No entanto, a estratégia da fabricante mudou. Além dos 16 protótipos de Toyota e Lexus apresentados, incluindo picape, SUV, carro esportivo, carros urbanos e soluções de mobilidade, a marca prometeu vender 3,5 milhões de veículos zero emissão até 2030.