Fiat Strada 2024 terá motor, visual e equipamentos novinhos em folha

01/06/2023



A Fiat Strada 2024 terá mudanças importantes em seu visual e motorização. Lançada em 2020 na fase mais difícil da pandemia, a segunda geração da picape ganhou plataforma de Uno e Mobi, visual com ares de Toro, mais equipamentos, novo motor 1.3 e, um ano depois, até uma inédita versão automática CVT.

 

Passado algum tempo, a receita deu tão certo que a picape compacta alcançou o status de veículo leve mais vendido no Brasil em 2021 e 2022, e vem repetindo o feito nos primeiros meses de 2023.

 

A boa notícia é que a nova Fiat Strada 2024 vai ganhar o reforço do motor turbo 1.0 GSE flex de até 130 cv de potência de Pulse e Fastback. Essa novidade também vai dar à Strada 2024 um visual atualizado em algumas versões, que ganhará um leve facelift na porção dianteira.

 

As projeções, meramente ilustrativas, a respeito das novidades da Strada 2024, são de Kleber Silva, do @kdesignag.

 

O que muda no visual da Fiat Strada 2024

 

Visualmente, a picapinha da Fiat contará com alterações razoáveis, mas que ficarão praticamente reservadas para as versões Ranch e também para a inédita Ultra, isso de acordo com o site Auto Segredos. Assim, as demais variantes não deverão passar por mudanças significativas.

 

O que vai mudar mesmo será o para-choque dianteiro, que, segundo o Autos Segredos, vai ter inspirações em algumas linhas que vemos atualmente no Pulse. Ou seja, podemos esperar por uma peça mais encorpada e faróis de neblina bem semelhantes ao do SUV compacto, trazendo uma moldura com estilo mais quadrado e vertical.

 

O site aponta ainda que a grade frontal contará com novo formato, que deverá ser exclusivo para a Strada Ranch e Strada Ultra, que compartilharão a peça. A única diferença será no preenchimento desta grade, que vai acabar diferenciando o posicionamento mais aventureiro da Ranch e mais esportivo para a Ultra.

 

A entrada de ar inferior deverá ser a mesma usada no modelo atual, enquanto o acabamento de ambas vai ser diferente. É esperado que a Strada Ranch tenha tons grafites em algumas partes da carroceria, enquanto a Strada Ultra contará com detalhes em preto.

 

Como é de se imaginar, as rodas também vão ser exclusivas para cada uma delas. A má notícia é que no restante da carroceria não haverá novidades, ou seja, lateral e traseira seguirá o que temos hoje. Não terá nem mesmo um redesenho interno das lanternas, que ainda vão manter o estilo da Toro.

 

Flagras de protótipos da Strada 2024 mostram a carroceria da picape parcialmente camuflada, indicando a renovação sutil do visual da picape pelo menos nas versões turbinadas.

 

Motor 1.0 turbo flex de 130 cv

 

Sob o capô das versões Ranch e Ultra da Strada 2024 estará a principal novidade da picape, e que certamente vai ampliar o leque de opções para quem busca uma picape para usar no dia a dia: o motor 1.0 turbo Turbo 200.

 

Essa será a carta na manga da Fiat para reforçar a gama de sua picape perante a concorrência de peso que está se formando, principalmente por conta do lançamento recente da nova Chevrolet Montana.

 

Ao menos as duas versões mais caras, a Fiat Strada 2024 vai contar com o motor três cilindros 1.0 turbo GSE Turbo 200 herdado dos primos Pulse e Fastback. Ele entrega 125 cv de potência a 5.750 rpm e 20,4 kgfm de torque a 1.700 rpm com gasolina. Quando abastecido com etanol, a potência máxima sobe a 130 cv e o torque é o mesmo.

 

É um desempenho superior ao motor 1.3 Firefly que equipa atualmente todas as configurações da Strada. Este entrega 98 cv a 6.250 rpm e 13,2 kgfm a 3.500 rpm com gasolina, sendo 107 cv e 13,7 kgfm com etanol.

 

O câmbio da Strada 2024 turbo será automático do tipo CVT com simulação de sete marchas, mesma caixa usada pela configuração 1.3 aspirada sem o pedal da embreagem. Esta, por sinal, deve seguir sendo oferecida nas versões Volcano e Ranch.

 

Já as versões mais básicas seguirão sempre manuais de cinco marchas. Na de entrada, Endurance, segue o veterano motor 1.4 Fire flex de 85 cv com gasolina e 88 cv com etanol. As intermediárias Freedom e Volcano manuais já usam o propulsor 1.3 Firefly.

 

Novos equipamentos

 

A cabine da Strada 2024 não vai passar por mudanças drásticas. Por outro lado, receberá novidades interessantes, como a central multimídia com tela de 8,4 polegadas nas versões mais caras, que entrará no lugar no conjunto atual com display de 7”. É o mesmo equipamento usado na Toro e Renegade, por exemplo.

 

Essas informações foram anunciadas pela Fiat na Argentina no início deste ano, que também confirmou à imprensa do país vizinho que a nova Strada 2024 receberia novos itens de conforto e tecnologia.

 

Assim, podemos entender que a picape renovada ganhará itens de assistência ao motorista como frenagem autônoma de emergência e alerta de saída de faixa, que já estão disponíveis para o Fiat Pulse.

 

Um quadro de instrumentos digital seria bem-vindo, mas é previsto que seja mantido o analógico com tela TFT de 3,5 polegadas. Especula-se também (finalmente) a chegada do controle de cruzeiro ou piloto automático, um item ausente desde que a segunda geração da picape chegou e que gerou muitas reclamações entre os compradores.

 

A Fiat da Argentina também antecipou que a picape terá novidades no acabamento na linha 2024, sem abrir mais detalhes. No entanto, podemos esperar por revestimentos novos para os bancos e novas costuras, ou seja, esqueça acabamento suave ao toque na picape compacta.

 

Gama completa

 

A confirmação no país hermano feita em janeiro também revelou que a nova Fiat Strada 2024 será lançada no terceiro quadrimestre deste ano. Com isso, deveremos ver a picape aparecendo ao menos em setembro.

 

Desta forma a gama da Strada ficará completa, com motores 1.3 aspirado e 1.0 turbo e opções de câmbo manual ou automático CVT. As versões serão Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra.