Como a Chevrolet S10 encaixará um rosto novo no corpo antigo

27/03/2023



A terceira geração da Chevrolet S10 já está sendo preparada pela General Motors (GM) para lançamento no Brasil em 2024, como linha 2025. Conforme informação do colega Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, de agosto do ano passado, seu visual será igual ao da prima de primeiro grau Colorado, vendida nos Estados Unidos.

 

Em janeiro, a Mobiauto apontou que a nova geração da Colorado, lançada ano passado em solo americano, tem dimensões um tanto grandes demais em relação às picapes médias vendidas no Brasil. São 15 centímetros a mais de altura e 23 cm de entre-eixos alongado em relação à parente brasileira, dados um bocado discrepantes.

 

Por isso, além de questões de custo, a solução que a GM dará para a nova Chevrolet S10 brasileira, aparentemente, será: implantar o rosto da nova Colorado no corpo de nossa picape atual. É o que flagras recentes do perfil @bmfsoficial, publicadas no Instagram e gentilmente cedidas à reportagem, indicam.

 

Nas imagens, é possível observar, embora ainda sob camuflagem intensa e com o uso de peças provisórias, algo típico em protótipos da Chevrolet, que faróis e tomada de ar superior da grade ficarão posicionados mais para cima do que o atual, exatamente como acontece com a nova Colorado.

 

Para colocar esse plano em ação, a GM terá também que mudar o capô e os para-lamas dianteiros da S10, adotando peças mais altas. Isso dará à picape média uma cara mais quadrada e robusta, conforme prevê a projeção de Jonathan Machado, do @mentirasautomotivas, gentilmente cedida a esta reportagem.

 

Lateralmente, toda a estamparia da velha S10 parece estar replicada de maneira definitiva nos protótipos, o que indica que a nova herdará basicamente a mesma estrutura de carroceria. Na traseira, aparentemente a caçamba também é a mesma do modelo atual, mas todos os veículos de teste flagrados contam com santantônio e capota rígida.

 

A camuflagem pesada no balanço traseiro indica modificações importantes no conjunto de iluminação e na tampa da caçamba. Esta deve ganhar novos vincos, além da inscrição Chevrolet em baixo relevo e, possivelmente, um aplique em preto brilhante integrando as lanternas, que por sua vez também devem ser redesenhadas.

 

Com essas mudanças, mais novos para-choques, a nova S10 pode ficar um pouco mais comprida, mantendo números semelhantes de largura, altura e entre-eixos em relação ao modelo vigente.

 

Por dentro é que a S10 pode ser renovada de maneira mais drástica. Espera-se que a picape receba um painel totalmente novo, com quadro de instrumentos digital integrado a uma central multimídia flutuante, além de volante, difusores de ar, console central, comandos de ar-condicionado, manopla de câmbio e guarnições de porta inéditos.

 

A Chevrolet S10 de terceira geração – que, como vimos está mais para uma reestilização profunda, como aconteceu com Renault Duster e Hyundai HB20, e acontecerá com a Ford Ranger – deve chegar ao mercado no primeiro semestre de 2024. Sua plataforma ainda será a GMT 31XX, enquanto a Colorado avançou para a GMT 31XX-2.

 

O motor 2.8 turbodiesel será mantido, porém recalibrado para ir além dos atuais 200 cv de potência e 51 kgfm de torque, porém agora aliado a um câmbio automático de oito marchas herdado da própria Colorado, segundo o Autos Segredos.

 

Com isso, será possível usar a primeira marcha da própria caixa como reduzida, simplificando o sistema de tração 4x4.

 

Sua produção continuará sendo em São José dos Campos (SP), junto do SUV de sete lugares Trailblazer, que receberá a mesma solução visual da irmã picape. A atualização do projeto faz parte de um ciclo de investimentos de R$ 5 bilhões da GM no complexo do interior paulista.