Fiat Landtrek é a 2ª tentativa da marca de usar picape média dos outros

27/03/2023



A Stellantis tem aproveitado muito bem as ondas do setor automotivo. O lucro líquido global de 16,8 bilhões de euros (R$ 91,1 bilhões) no ano passado comprova isso. No Brasil, a primeira boa sacada foi o posicionamento do conglomerado na categoria de SUVs, com uma espécie de escada, indo do Fiat Pulse ao Jeep Commander. A bola da vez agora é o mercado de picapes.

 

O grupo já tem a Fiat Strada, que é líder de vendas no Brasil há dois anos. A Fiat Toro é outra que lidera com folga contra Renault Oroch e Ford Maverick, e só agora deve ser incomodada de fato pela nova Chevrolet Montana.

 

E ainda temos as Ram Classic, 1500, 2500 e 3500, que terão a companhia de Chevrolet Silverado e Ford F-150 neste ano para brigar entre as de porte grande.

 

Mesmo tendo uma série de opções, faltava cobrir a lacuna entre Fiat Toro e Ram 1500. Por isso, teremos em breve dois lançamentos. Um será a Ram 1200, que usará a plataforma monobloco da própria Toro, como a Mobiauto já contou em detalhes aqui.

 

A outra será a picape média que a Fiat lançará ainda este ano, derivada da Peugeot Landtrek, com estrutura de chassi-cabine para brigar com Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger.

 

Vale lembrar que o nome Landtrek, usado pela Peugeot, não deve ser o mesmo usado por sua coirmã Fiat.

 

Por enquanto, chamaremos o produto de Fiat Landtrek apenas para facilitar a comunicação. Fato é que a Stellantis já confirmou seu lançamento no segundo semestre deste ano.

 

Originalmente, a Landtrek é uma picape que pertence à Peugeot e é vendida com emblema do leão em outros países da América Latina. Para Brasil e Argentina, a Stellantis aproveitará a boa aceitação das picapes Fiat para lançar a novata com emblema da marca italiana. Com isso, teremos pela primeira vez uma picape média da Fiat por aqui.

 

O curioso é que mesmo tendo em sua história uma série de inovações no segmento, como ter lançado a primeira picape compacta, a primeira picape compacta de cinco lugares, ou com três portas e até cabine dupla, a marca italiana nunca desenvolveu do zero um modelo de porte médio. E a Landtrek será a segunda tentativa da montadora de entrar na categoria.

 

A primeira tentativa aconteceu em 2015, quando a Fiat lançou a Fullback, que nada mais era do que uma Mitsubishi L200 Triton com emblema e nome diferentes, para alguns mercados europeus, africanos, do Oriente Médio e América Latina.

 

O modelo era tão “copia e cola” que até mesmo o motor 2.4 turbodiesel e as calibrações de 150 cv, das variantes de entrada, e 180 cv das de topo, eram iguais. A picape era uma parceria com a marca japonesa, mas não correspondeu em vendas. Tanto que, em 2019, saiu de linha sem deixar saudades.

 

Havia até uma derivação Ram dela, chamada justamente de 1200.

 

 

A partir daí, a Stellantis iniciou seu planejamento para ter um novo projeto na categoria. Nesse caso, a união de FCA e PSA veio bem a calhar, a Landtrek encheu os olhos do conglomerado e se tornou a carta na manga para o Brasil.

 

A receita deve ser a mesma que vimos entre L200 e Fullback no passado, mantendo também motorização, câmbio, tração e equipamentos. Só resta saber se terá mais sucesso que a picape da Mitsubishi.