Ainda que não esteja em seu melhor momento a nível global, a operação brasileira da Mitsubishi, encabeçada pelo grupo HPE Automotores, tem pouco do que reclamar. No acumulado do primeiro semestre de 2025, a marca japonesa teve um crescimento significativo em vendas comparado ao seu último ano, subindo de 10.538 para 13.368 unidades.
É um número 26,9% maior do que o registrado no último ano, com destaque para todos os modelos de seu atual portfólio. Dentre eles, entretanto, o que mais teve contribuiu foi a picape Triton, renovada no fim do ano passado. Com 3.793 unidades emplacadas no primeiro semestre de 2025, o modelo colaborou diretamente para o aumento de 41,7% em vendas das picapes da marca no período.
Triton 2026 ajudou nas picapes
Para 2026, vale lembrar, a picape ganhou uma geração totalmente nova, deixando de lado o nome L200. Nas dimensões, possui comprimento de 5.360 mm, largura de 1.930 mm, altura de 1.815 mm e entre-eixos de 3.130 mm. Sua altura livre do solo é de 222 mm. O veículo tem peso em ordem de marcha de 2.130 kg e uma carga útil de 1.080 kg, além de um peso bruto total de 3.210 kg. A caçamba conta com dimensões internas de 1.555 mm de comprimento, 1.545 mm de largura e 525 mm de altura.
Ela é vendida em seis versões, sendo duas exclusivamente para frotistas e quatro para o varejo. Para consumidores comuns, a picape parte de R$ 255.990 na configuração GLS e chega aos R$ 335.990 na versão Katana, que tem acrescimento de elementos visuais como santantonio e estribo exclusivos; há ainda retrovisores, maçanetas e rodas de liga leve em preto.
Todas as versões são oferecidas com o motor 4N16 Super High Power (SHP), com disposição longitudinal e movido a diesel, configurado com quatro cilindros em linha e cabeçote DOHC MIVEC de 16 válvulas. Possui cilindrada de 2.442 cm³, diâmetro e curso de 86,0 x 105,0 mm e taxa de compressão de 15,2:1. Com injeção eletrônica direta Common-Rail, bi-turbo e intercooler, o motor entrega potência máxima de 205 cv (15 cv a mais que o modelo anterior) a 3.500 rpm e torque máximo de 47,9 kgf.m entre 1.500 e 2.750 rpm.
Mitsubishi Eclipse Cross 2026 (BR)
Eclipse Cross ganhou fôlego
Entre os SUVs médios, o Eclipse Cross, com caimento cupê, registrou crescimento de 7,3% em emplacamentos neste primeiro semestre, com 4.274 unidades emplacadas frente a 3.983 unidades registradas no mesmo período de 2024.
O modelo é vendido em seis configurações, partindo de R$ 169.990 na de entrada, chamada de Rush, e alcançando R$ 225.990 na HPE-S Black 4x4, topo de linha. Na linha 2026, o modelo recebeu discretas novidades em equipamentos, dentre eles, a principal é a chegada de uma nova central multimídia.
As versões Rush, HPE e HPE Black passam a contar com uma tela de 10" compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Já as configurações mais caras, incluindo HPE-S, HPE-S 4X4 e HPE-S Black 4X4, recebem uma central multimídia maior, de 12", também com integração sem fio para os principais sistemas operacionais.
O Eclipse Cross, independente da versão, tem sempre o motor 1.5 turbo de 165 cv e 25,5 kgfm de torque, apenas a gasolina. A transmissão é composta por um câmbio automático CVT com simulação de 8 marchas com tração dianteira na maioria das versões, ou integral automática na HPE-S S-AWC. Em dimensões, é um SUV com 4.545 mm de comprimento, 2.607 mm de entre-eixos, 1.805 mm de largura e 1.685 mm de altura. No porta-malas, são 473 litros.
Mitsubishi Pajero Sport 2025 (Brasil)
Pajero Sport subiu mais de 9%
Já a linha de SUVs grandes de sete lugares, Pajero Sport, obteve crescimento de 9,1% em emplacamentos entre janeiro e junho de 2025 frente ao mesmo período do ano passado. O modelo foi lançado em 2019 e passou por uma pequena atualização visual na linha 2025, sendo atualmente o modelo mais recente entre os modelos derivados de picape com carroceria sob chassi.
É vendido em quatro versões, partindo de R$ 355.990 na HPE e chegando aos R$ 432.990 na configuração Legend Black. Todas elas são equipadas com um motor 2.4 turbodiesel de quatro cilindros, que entrega 190 cv e torque de 43,9 kgfm, e é acoplado a um câmbio automático de oito marchas e tração 4x4 com reduzida e seletor eletrônico.
A suspensão é independente na dianteira e do tipo 3-link na traseira, ambas com barra estabilizadora. A altura livre do solo é de 236 mm. Nas dimensões, o Pajero Sport Legend mede 4.785 mm de comprimento, 1.815 mm de largura, 1.805 mm de altura e tem 2.800 mm de entre-eixos. O tanque de combustível, por sua vez, leva 68 litros.
Mitsubishi Outlander PHEV 2025 (BR)
HPE prepara produtos até 2032
Desde abril de 2023, a HPE Automotores, empresa que representa a marca oficialmente em todo o território nacional, anunciou investimentos de R$ 4,2 bilhões até 2032 em novos produtos, serviços e no aprimoramento de sua fábrica localizada em Catalão (GO).
Parte do investimento anunciado pela marca também já se reflete na chegada do novo Outlander PHEV, que marca o retorno do SUV médio grande ao mercado brasileiro agora como um híbrido plug-in. Lançado no exterior em 2021, o modelo compartilha arquitetura com o primo Nissan X-Trail.
Com 4.710 mm de comprimento e entre-eixos de 2.706 mm, o novo Outlander é ligeiramente maior que seu antecessor e busca se diferenciar dos rivais com a oferta de sete lugares. A capacidade do porta-malas varia de acordo com a configuração: são 217 litros com todos os assentos em uso, 468 litros com cinco lugares e até 756 litros com a segunda fileira rebatida, sempre medidos até a altura das janelas.
O modelo é vendido em duas versões, com preços de R$ 374.990 e R$ 389.990, que se diferenciam por acabamento e lista de equipamentos. Ambas usam o mesmo conjunto mecânico híbrido plug-in com tração integral elétrica, oferecendo uma alternativa eletrificada acima dos SUVs chineses e abaixo dos híbridos premium mais caros.
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