Ram 1500 2026 ressuscita motor Hemi V8 após protesto de clientes

09/06/2025



Um ano após a controversa decisão de aposentar o lendário motor Hemi V8 devido a novas regras de emissões mais rigorosas, a Stellantis resolveu trazê-lo de volta na linha 2026 da pickup Ram 1500, que chega ao mercado dos EUA no segundo semestre.

 

“Erramos ao abandonar o Hemi”, reconheceu Tim Kuniskis, CEO global da Ram, durante a apresentação oficial da nova geração da pickup.

 

Sem mudanças técnicas, o conhecido Hemi 5.7 V8 aspirado a gasolina retorna com os mesmos 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, acoplado à tradicional transmissão automática de oito marchas. O motor volta como opcional por US$ 1.200 (cerca de R$ 6.700 na conversão direta) e estará disponível para as versões Big Horn, Express, Laramie, Limited, Longhorn, Rebel, Tradesman e Warlock.

 

Por enquanto, ainda não há sinal de retorno de uma versão esportiva como a TRX, que utilizava uma versão mais potente do Hemi V8 com 717 cv.

 

A linha 2026 da Ram 1500 continuará oferecendo nos EUA o confiável Pentastar 3.6 V6 aspirado a gasolina, com 309 cv e 37,2 kgfm de torque como motorização de entrada. Já as versões Laramie e Rebel seguirão com o moderno Hurricane 3.0 biturbo, um seis cilindros em linha que entrega 426 cv e 63,5 kgfm.

 

Esse mesmo motor equipa também as variantes Limited, Longhorn, Tungsten e a versão de alto desempenho RHO, que alcança impressionantes 548 cv e 72 kgfm de torque. Segundo Kuniskis, essas versões já oferecem um conjunto técnico avançado, e o retorno do V8 não seria tão necessário nelas.

 

Mesmo com menor eficiência em comparação ao Hurricane, o Hemi V8 voltou por demanda dos fãs e clientes fiéis. Em sinal de provocação às normas ambientais que tiraram o motor de cena, a marca substituiu o tradicional emblema “Hemi” dos para-lamas por um adesivo chamado “Símbolo de Protesto” – uma caricatura do motor com a cabeça de carneiro, símbolo da Ram.

 

Questionada pela Mobiauto sobre a chance da Ram 1500 com motor Hemi V8 voltar a ser vendida no Brasil, a Stellantis declarou que “não comenta estratégias comerciais”.