MG U9 é mais uma pickup chinesa que quer roubar vendas da Toyota Hilux

12/05/2025



Embora um pouco desconhecida no Brasil, a MG tem uma grande história em seu país de origem. Fundada em 1924 na Inglaterra, por muitos anos foi importante para o mercado britânico como uma marca tradicional focada em carros esportivas. Na década de 2000, porém, suas dívidas a levaram a ser uma das primeiras a ser adquirida por uma grande marca chinesa, a SAIC.

 

Hoje, a marca comercializa produtos do grupo chinês em vários países, como é o caso da picape MG9, que é basicamente um rebadge da SAIC Maxus Interstellar X que, por sua vez, também compartilhará alguns itens técnicos com a nova geração da Volkswagen Amarok fabricada na Argentina.

 

Sob o nome de MG U9, o modelo foi apresentado recentemente na Europa e contará com quase 5,50 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 3,30 metros. Em sua mira estão picapes tradicionais no segmento médio, como Ford Ranger, Isuzu D-Max, Jeep Gladiator, KGM Musso, Toyota Hilux e Volkswagen Amarok.

 

Em termos de design, o novo MG U9 2025 se destaca pela enorme grade dianteira com detalhes cromados, faróis verticais e arcos de roda largos. A carroceria é do tipo monobloco, como pode ser visto pela caçamba que não é separada do restante da picape, mas ainda adota um chassi tradicional por baixo. A SAIC batizou a solução de "semi-monobloco".

 

O interior, por sua vez, adota um padrão bem diferente das picapes tradicionais, com tela inteiriça tanto para o painel de instrumentos quanto para o multimídia e ausência quase completa de botões para comandos de ar condicionado e outras funções táteis. A tela dupla que reúne a instrumentação digital e o sistema multimídia ocupa o centro do palco. O seletor de marchas e o grande console central chamam a atenção, enquanto o lado mais luxuoso é realçado pelo estofamento de couro e pelas costuras no painel.

 

Mecanicamente, a nova MG U9 2025 oferece um motor diesel 2.5 litros com 223 cv e 52,8 kgfm ou ainda um conjunto elétrico - vindo da eTerron 9 - que conta com bateria de 102 kWh que envia energia para os motores de até 436 cv e permite uma autonomia estimada de 430 km com uma carga completa. Para máxima eficiência, o motor diesel é acoplado a uma caixa de câmbio automática de oito velocidades e traz sistema de tração integral. A picape tem uma capacidade de reboque de 3.500 kg.

 

Inicialmente, estará disponível como uma variante de cabine dupla, com versões de tração traseira disponíveis em uma data posterior na Europa. Além disso, o fabricante já está trabalhando em um motor híbrido plug-in (PHEV), que por melhorar significativamente a eficiência.