Nova pick-up da Nissan terá porte de Toro e pode estrear nova plataforma

14/04/2025



A nova picape intermediária da Nissan não é segredo. A própria montadora japonesa já confirmou os planos de uma picape com porte da Fiat Toro para o Brasil. A princípio, a picape inédita seria baseada baseado no conceito da Renault Niágara. Mas, com as recentes mudanças na cúpula da marca, o caminho pode ser outro.

 

Ponz Pandikuthira, chefe de planejamento de produtos da Nissan para as Américas, revelou a nova plataforma pode gerar até cinco novo veículos: sedans, SUVs, hatches e uma picape intermediária.

 

“A versatilidade da plataforma e a capacidade de fábrica da Nissan nos EUA abrem portas para oportunidades de parceria com outro fabricante original (OEM) para reduzir os custos de fabricação”, disse Pandikuthira à Auto News.

 

Originalmente, a picape intermediária da Nissan seria importada da Argentina. No entanto, a marca japonesa anunciou o encerramento das atividades no país vizinho. Tanto que a nova Nissan Frontier será importada do México para o nosso país.

 

Pouco se sabe a respeito da picape elétrica, mas o projeto visa a construção de uma picape monobloco. A Nissan está de olho na crescente procura por picapes desse porte, como a Fiat Toro, Ram Rampage e Chevrolet Montana, por exemplo. Diferente das picapes médias, feitas no molde chassi e cabine.

 

“Há um nicho crescente de pessoas que querem um veículo de aventura, mas são ecologicamente conscientes e não querem sair com um V-8 para o mato”, disse Ponz.

 

Para fugir da crise e mostrar que ainda está no jogo, a Nissan apresentou oito novos modelos que podem surgir nos próximos anos. Outro detalhe, é que esse plano dos cinco modelos elétricos não é novo. Em 2023, a Nissan apresentou exatamente cinco conceitos na Japan Mobility Show dos quais uma picape foi batizada de Nissan Surf-Out.

 

Junto do quinteto, a apresentação destacava o uso justamente da plataforma CMF-B, fruto da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e o uso e-4 force, que é basicamente um controle de tração integral para veículos eletrificados.

 

Essa arquitetura é semelhante a RGMP (Renault Groupe Modular Platform), que estreou no Brasil com o Renault Kardian e servirá de base para a Renault Niágara e a picape da Nissan de mesmo porte, ou seja, com capacidade máxima entre 500 kg e 1.000 kg.

 

Por isso, o futuro da nova picape intermediária da Nissan pode ainda tomar novos rumos. Apesar de confirmada, a saída marca da Argentina e as novas tarifas do governo americano de Donald Trump é que parecem ditar o que será irmã menor da Frontier.