Nova Toyota Hilux será lançada no fim do ano e terá cara de Toro contra Ranger

07/03/2025



A nova geração da Toyota Hilux foi flagrada recentemente em testes na Tailândia, revelando que a picape média mais vendida do mundo está se preparando para ficar mais competitiva diante das recém-atualizadas Ford Ranger e Mitsubishi L200, entre outros modelos vendidos no exterior, que elevaram o patamar da categoria em termos de tecnologia.

 

As projeções feitas pelos designers Theophilus Chin e Nikita Chuicko indicam como será o novo visual da Hilux, que adotará faróis mais estreitos e faróis de neblina mais elevados para criar um efeito parecido com o estilo da Fiat Toro.

 

A traseira também será retocada com vincos na tampa da caçamba e lanternas em LED invadindo parte dos para-lamas.

 

Estruturalmente, a nova Hilux será construída sobre uma versão atualizada do chassi da geração anterior, descartando rumores sobre a adoção de uma plataforma baseada na arquitetura TNGA-F, utilizada na “prima” norte-americana Tacoma e nos SUVs da família Land Cruiser.

 

O novo chassi será reforçado para elevar a rigidez torcional, para favorecer a dirigibilidade e aumentar a robustez da picape no uso mais severo. Também está prevista a adoção de freios a disco nas rodas traseiras, entre outras melhorias, como uma direção elétrica recalibrada.

 

Informações sobre o interior e equipamentos ainda são escassas, mas a imprensa asiática adianta que a nova Hilux ganhará melhorias no acabamento da cabine e assistências de condução mais sofisticadas que o pacote ADAS do modelo atual.

 

Quanto às motorizações, o motor 2.8 turbodiesel de 204 cv de potência e 51 kgfm de torque, combinado ao sistema híbrido leve para reduzir o consumo e as emissões, será mantido no mercado asiático. É provável que esse conjunto seja ofertado no Brasil até o ano que vem.

 

Na Ásia, a Toyota seguirá sendo vendida com motores a gasolina e a diesel sem eletrificação. No entanto, protótipos movidos a eletricidade e a célula de combustível de hidrogênio apresentados recentemente sugerem que a picape terá versões movidas a fontes energéticas alternativas.

 

A previsão do site tailandês Headlight é que a nova Toyota Hilux seja apresentada na Ásia no segundo semestre de 2025.