Fiat Toro 2023 ganha volante do Pulse e ressuscita pacote S-Design

26/07/2022



A Fiat Toro acaba de chegar à linha 2023 e traz pequenas novidades em todas as versões. No entanto os novos valores ainda não foram divulgados pela marca. O grande atrativo da nova linha é que a segunda picape mais vendida do Brasil estreia uma nova identidade sonora com alertas menos escandalosos e mais gostosos de ouvir.

Dentre as novidades também está o volante do Pulse, que agora equipa toda a linha da Toro. Ainda no habitáculo, os bancos terão adição da etiqueta Fiat Flag. A lista de itens de série também agrega a atualização do iTPMS, que além de detectar quando o pneu está com baixa pressão, agora indica exatamente o pneu que precisa ser recalibrado.

A versão de entrada Endurance também terá calotas escurecidas. A partir da versão Freedom Turbo Flex e Diesel, a marca traz de volta o pacote opcional S-Design, de R$ 6.000, que engloba: detalhes na cor bronze no interior escurecido e costura no mesmo tom nos bancos e acabamentos em couro, grade dianteira também no tom bronze, badges S Design no painel e nas portas dianteiras.

Na linha 2023 o pacote agrega santo antônio, estribo lateral black, Keyless enter’n’go, Wireless charger, sensor de chuva, sensor crepuscular e retrovisor eletrocrômico. As versões Volcano, Ranch e Ultra agora podem ser adquiridas na cor Cinza Sting, está última também ganha a opção da pintura Branco Polar.

 

Nova identidade sonora para toda a Fiat



 

Outra novidade é que a Fiat resolveu mudar a identidade sonora de seus carros, para acabar com a pecha de produzir modelos com alertas escandalosos. A estreia será promovida justamente pelo Pulse 2023, em conjunto com a picape Toro em sua virada de ano-modelo.

Chamada Sound Design UX, a nova identidade também deve estar presente na dupla de compactos Argo e Cronos, prestes a ser renovada, assim como no SUV cupê Fastback, a ser lançado até o fim do ano.

A picape Strada, que também se encontra no ano-modelo 2022, será outra a fazer a transição. A exceção deve ser o Mobi, produto de entrada da marca no país, que já virou a linha, além dos comerciais leves como o furgão Fiorino.

 

Quais alertas sonoros dos carros da Fiat mudaram

 

 

Em apresentação a jornalistas feita há alguns dias, executivos da marca apresentaram a nova identidade e afirmaram que o objetivo foi trocar alertas “genéricos e frios” por outros “originais e quentes”, ou “meros apitos” por um verdadeiro “vocabulário sonoro” a bordo.

A Mobiauto ouviu os novos sons e constatou que os alertas estridentes foram substituídos por outros mais discretos. Os novos sons estarão disponíveis para audição nas redes sociais da própria Fiat a partir desta segunda-feira (18).

Esse novo padrão ficará adotado em avisos como o de freio de mão engatado, não uso do cinto, dirigir com porta aberta, ajustes da central multimídia, pular uma marcha, configuração no quadro de instrumentos, não retirada da chave da ignição ao sair do carro, faróis ligados e, para alívio geral de muitos, sensores de estacionamento.

A fabricante não mencionou alterações nos avisos ligados a sistemas de segurança ativa, como frenagem automática emergencial ou alerta de mudança de faixa. Questionamos se a medida foi fruto de insatisfação dos usuários com os avisos atuais. A marca evitou o uso de expressão como “queixas” ou “reclamações”, mas admitiu que houve pesquisa com clientes a respeito.

“Antes, esses alertas como os sensores de ré eram considerados um aviso de segurança, mesmo. Eram mais escandalosos de propósito, para alertar”, justificou Paula Amarante, gerente do time de desenvolvimento de experiência do usuário da Stellantis.

“Agora, os usuários estão mais acostumados com esses auxílios, então os sons precisam ser mais um parâmetro, um guia, sem incomodar ou ser tão intrusivos”, completou.

Ao longo da apresentação, a Fiat associou a nova identidade sonora de seus carros a expressões como quente, íntima, humana, legal, original, espontânea, pop, relevante, moderna e... sexy.