GWM muda estratégia e Poer ficará apenas para ano que vem

13/03/2024



A Great Wall Motors (GWM) chegou em 2022 ao Brasil anunciando um investimento de R$ 10 bilhões. Naquele momento, a montadora havia desenhado o início da produção da picape Poer com tecnologia híbrida flex em Iracemápolis para 1º maio deste ano.

 

Mas os planos da GWM foram frustrados após o governo federal anunciar o retorno, ainda que gradual, do imposto sobre veículos elétricos e híbridos importados no fim de 2023. Com isso, a montadora remanejou suas prioridades, e a Poer foi tirada para escanteio – pelo menos por enquanto.

 

Em conversa com a Mobiauto, o diretor do grupo das submarcas Haval e Ora no Brasil, Andre Leite, confirmou que a ordem dos lançamentos foi invertida. “A picape [Poer] em vez de vir primeiro, vem depois.”

 

Além disso, Leite afirmou que o primeiro produto nacional será um Haval e que ele será apresentado no fim do segundo semestre deste ano. Com isso, não haverá tempo hábil para construção, produção e apresentação da Poer para este ano, jogando-a automaticamente para 2025.

 

GWM Poer só em 2025

Para quem não conhece a Poer, a picape média com medidas um pouco avantajadas para categoria, é construída em estrutura chassi e cabine. A motorização híbrida plug-in flex é a esperava para o modelo, que contaria então com um motor 2.0 quatro-cilindros 16V turbo de ciclo Miller chamado Hi4-T, o mesmo do SUV GWM Tank 500.

 

Somente com o trem de força a combustão, a picape rende 255 de potência e 38,7 kgfm de torque. Somado ao propulsor, a Poer têm motores elétricos que rendem 163 cv de potência. Ao todo, são 408 cv de potência e 76,5 kgfm de torque. A picape ainda é capaz de trafegar por 100 km apenas no modo elétrico, conforme o ciclo NEDC.