Avaliação: Ford Ranger Raptor é picape que voa e é invencível no Brasil

25/01/2024



A Ford Ranger Raptor é tão inacreditável que foi difícil começar este texto. Tentei fazer graça com a extinção dos dinossauros e a impossibilidade do encontro entre seres humanos e os animais pré-históricos, mas não encontrei os termos certos. E, assim como a avaliação em vídeo abaixo, fiquei sem palavras em diversos momentos na construção desta avaliação.

 

É difícil determinar se a Ranger Raptor é uma picape, um esportivo ou apenas um monstro do off-road, daqueles que nunca tivemos acesso no Brasil. Sim, Jeep Wrangler e Land Rover Defender são muito capazes, mas não necessariamente na mesma velocidade que a Raptor.

 

E isso não é só mérito do motor 3.0 V6 biturbo com 397 cv de potência e 59,4 kgfm de torque, do câmbio de dez marchas, o mesmo do Mustang, ou do modo Baja, exclusivo da versão Raptor.

 

Com foco na performance, a opção traz o benefício do antilag, que permanece com o turbo pressurizado por 3 segundos após o motorista tirar o pé do acelerador. Assim, o sistema ajuda a proporcionar retomadas mais ágeis a baixas velocidades.

 

São todas essas coisas, mas somadas ao principal: o conjunto de suspensão. Ele é tão fundamental na performance da picape que iremos fazer um subtítulo exclusivo para explicar o sistema.

 

Saltos, terra e amortecimento

 

É a primeira vez que a Ranger Raptor é tratada como um projeto independente, ou seja, ela é basicamente outro carro em relação às Ranger convencionais. E não estamos falando apenas do design, mas especialmente do conjunto de suspensão.

 

A Ford diz que é o melhor conjunto já feito para a Ranger. Os braços são de alumínio e os amortecedores são ativos, de competição, fornecidos pela Fox. Cada amortecedor tem 2,5 polegadas e é ajustado individualmente por meio de câmaras de compressão.

 

O trabalho do amortecedor foi levado tão a sério que os tubos são feitos com infusão de teflon, o material antiaderente de panelas, para minimizar o atrito e favorecer o ajuste imediato às imperfeições do terreno.

 

Se isso não bastasse, os amortecedores também contam com um sistema que impede o fim de curso, já que os 25% finais do seu curso são mais resistentes. Isso ajuda a evitar saídas de frente em acelerações mais brutas. E o mais importante: permite que o comprador se divirta na terra.

 

No vídeo, é possível ver a picape saltando e pousando de forma sublime, com pouco impacto para os ocupantes. O mesmo acontece ao passar em uma série de lombadas a velocidades mais altas. É impressionante o quanto a carroceria se mantém estável enquanto a suspensão trabalha.

 

O sistema de amortecimento pode ser controlado por um comando no volante, alternando entre o modo convencional e o mais firme, utilizado especialmente na off-road. E não se preocupe com saltos ou pedras. Há um peito de aço para proteger cárter, transmissão e tanque de combustível.

 

Ford Ranger Raptor - Capacidades off-road

 

  • 850 mm de imersão na água;
  • 32° de ângulo de entrada
  • 27° de ângulo de saída
  • 24° de ângulo de transposição de rampa
  • Diferencial traseiro e dianteiro blocantes, para evitar atolamento
  • Piloto automático off-road até 32 km/h
  • Amortecedores de competição Fox
  •  

Não é uma picape

 

Uma picape, na acepção do produto, é feita para carregar peso, rebocar trailers e algumas outras funções com a caçamba. Não é o caso da Raptor. Tanto que a picape leva menos peso que uma Strada manual (735 kg contra 750 kg da compacta).

 

Ela é feita para acelerar na terra e cumpre isso de maneira exuberante. Muito graças à tração integral inteligente, que tem duas caixas de transferência e bloqueio dos diferenciais traseiro e dianteiro.

 

Ao todo são sete modos de condução, mas o mais bruto deles é o Baja. Como dito acima, a picape sai de um modo pacífico, com ronco comedido, para se tornar um monstro desconfortável e veloz, sem escorregar além do que o piloto quer.

 

Outro item importante são os pneus. O conjunto 285/70 AT da BF Goodrich calça rodas pretas de 17 polegadas. Vale ressaltar que as unidades vendidas serão entregues com pneus Continental Grabber. Fetos para todo o terreno, além de compor muito bem o visual, entregam a aderência necessária em terrenos mais perigosos, como caminhos de cascalho.

 

Voltando aos modos de condução, os demais são normal, esportivo e escorregadio, todos para condução em asfalto. Além de subida em pedra, areia e lama, obviamente, destinados para o uso no off-road.

 

Isso somado ao comportamento nas acelerações, que seguem vigorosas após os 5,8 segundos necessários para chegar aos 100 km/h, confirmam que se trata de um esportivo. O trabalho no escapamento, com ronco de dar inveja ao Fiat Pulse Abarth é outra amostra.

 

A Ford só vacilou de não ter trabalhado para que as reduções de marchas também causassem pipocos no escapamento, o que sempre deixa tudo mais divertido. A Ram Rampage R/T que o diga. E por falar no escape, você também pode optar por alternar o barulho do escapamento, evitando acordar seu vizinho de manhã.

 

Cabine merecia mais

 

A cabine da Ranger Raptor tem alguns diferenciais em relação à versão convencional. No entanto, é muito mais sóbrio que o exterior. Há discretos apliques vermelhos nas saídas de ar-condicionado, uma indicação vermelha no volante, típica de esportivos, que indica quando o volante está reto.

 

Nos bancos, que possuem abas laterais mais proeminentes para segurar o motorista e o passageiro dianteiro, há suede no centro dos assentos e costuras vermelhas. O que mais chama atenção é a central multimídia de 12 polegadas instaladas na vertical.

 

Outra curiosidade está no teto da picape, que tem seis botões disponíveis para personalização. Dessa forma, o condutor pode adicionar atalhos para funções e ativá-las de forma mais simples.

 

Primeira impressão é a que fica

 

Ao olhar para a Ford Ranger Raptor, você pensa em uma picape assustadoramente rápida e robusta. E isso realmente se confirma ao volante, o que é ainda melhor. Mas falando apenas do visual, a Raptor é mais larga que a irmã convencional, com caixas de rodas mais abauladas.

 

Uma enorme grade dianteira com o nome Ford gravado em alto relevo toma conta da dianteira. A suspensão elevada, os pneus de perfil alto e o peito de aço na dianteira entregam sua vocação para o fora de estrada.

 

Na lateral e na tampa da caçamba ,é possível ver o nome Raptor e, se você minimamente acompanha o mundo automotivo, já entende se tratar de algo especial. As duplas saídas de escape confirmam esse sentimento.

 

Ford Ranger Raptor 2024 – Ficha técnica

 

Motor: 3.0, dianteiro, transversal, V6, 24V, turbo, gasolina, injeção direta, duplo comando de válvulas

Taxa de compressão: 10,5:1

Potência: 397 cv a 6.250 rpm

Torque: 59,4 kgfm a 3.500 rpm

Câmbio: automático, 10 marchas

Tração: 4x4 com função Auto, reduzida e bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro

0 a 100 km/h: 4,8 segundos

Velocidade máxima: 180 km/h (limitados eletronicamente)

Consumo (Inmetro): 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada

 

Dimensões: 5.360 mm de comprimento, 3.270 mm de entre-eixos, 2.028 mm de largura, 1.926 mm de altura, 82 litros de tanque de combustível; capacidade de carga, 736 kg; volume da caçamba, 125 litros; capacidade de reboque, 440 kg; peso em ordem de marcha, 2.400 kg.

 

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson com molas helicoidais (dianteira) e multilink com molas helicoidais (traseira); freios a discos ventilados (dianteira e traseira); diâmetro de giro, não informado; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo, 27,2 cm; ângulo de ataque, 32°; ângulo de saída, 27°; ângulo central, 24°; pneus 285/70 R17; estepe temporário 285/70 R17.

 

Ford Ranger Raptor 2024 – Itens de série

 

  • Ajuste elétrico da altura dos faróis
  • Estribo plataforma em alumínio
  • Faróis de neblina em LED
  • Faróis Matrix LED
  • Grade do radiador ativa
  • Grade Raptor Iluminação 360°
  • Iluminação na caçamba
  • Lanternas traseiras em LED
  • DRL Luzes de condução diurna (DRL)
  • Moldura de para-lamas na cor preta
  • Para-barros dianteiros
  • Para-barros traseiros
  • Para-choque na cor preta
  • Pneus 285/70 R17 General Grabber
  • Protetor de caçamba
  • Protetor off-road dianteiro
  • Protetores inferiores off-road
  • Retrovisores externos com ajuste elétrico, indicador de direção, rebatimento elétrico, aquecimento dos retrovisores e luz de cortesia
  • Rodas de liga leve 17”
  • Tampa traseira com assistente de abertura e fechamento
  • Tomada 12V e 120V na caçamba
  • Visual Raptor
  • 6 interruptores auxiliares
  • Ajuste elétrico do banco do motorista e passageiro em 10 posições
  • Aquecimento dos bancos
  • Bancos exclusivos Raptor com revestimento premium
  • Chave com sensor de presença e partida sem chave
  • Descansa braço traseiro
  • Paddle Shifters
  • Painel de instrumentos colorido Raptor, configurável através de comandos no volante (12.4”)
  • Pontos de amarração de carga (6)
  • Retrovisor eletrocrômico
  • Sensor de chuva
  • Tomada 120V
  • Vidros elétricos dianteiros/traseiros com sistema global de abertura/fechamento com um toque para cima/baixo e antiesmagamento para o motorista e passageiros
  • Volante com ajuste de altura e profundidade
  • Volante Raptor com revestimento premium
  • Sistema Multimídia Sync®️ 4 com Appler CarPlay e Android Auto sem fio, ligação para a emergência e tela de 12 polegadas sensível ao toque
  • Navegador Off-Road
  • Premium Sound System by Bang & Olufsen (8 alto-falantes)
  • Fordpass Connect: Conectividade Via Aplicativo Fordpass
  • 3 modos de amortecedor selecionáveis – Normal, Sport e Off-Road
  • 4 modos de direção selecionáveis – Normal, Conforto, Sport, Off-Road
  • 4 modos de escapamento selecionáveis – Silencioso, Normal, Sport, Baja
  • 7 modos de condução selecionáveis – Normal, Esportivo, Escorregadio, Lama/ Terra, Areia, Baja, Rock Crawl Câmbio eletrônico (E-Shifter)
  • Direção elétrica ajustável
  • Sensor de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) Start & Stop
  • Airbags (7): frontais, laterais, cortinas e joelho para o motorista
  • Alarme volumétrico e perimétrico
  • Alerta de colisão com aviso luminoso e sonoro no painel de instrumentos
  • Alerta de tráfego cruzado em marcha à ré
  • Assistente autônomo de frenagem (com detecção de pedestres)
  • Assistente autônomo de frenagem em marcha à ré (com detecção de pedestres)
  • Assistente de manobras evasivas
  • Assistente de partida em rampas
  • Assistente de permanência e centralização em faixa
  • Câmera 360°
  • Cintos de segurança traseiros laterais e central de 3 pontos
  • Controle eletrônico de estabilidade
  • Farol alto automático
  • Frenagem pós-colisão
  • Limitador de velocidade
  • Piloto automático adaptativo (ACC) com Stop & Go Piloto automático off-road (Trail Control)
  • Sensor de estacionamento dianteiro
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Sistema de estacionamento automático
  • Sistema de monitoramento de ponto cego (BLIS)
  • Sistema de reconhecimento de sinais de trânsito
  • Trava elétrica da tampa da caçamba

 

Ford Ranger Raptor vale a pena?

 

Talvez, na cabeça do consumidor de picape, uma Toyota Hilux GR-Sport já faça o suficiente em termos de capacidade off-road, mas a Raptor está em um patamar muito acima. Ela não tem uma rival direta aqui no Brasil.

 

Os R$ 448.600 mil pedidos pela Ford são, sem dúvidas, muito dinheiro. No entanto, a entrega é muito acima do esperado para uma picape. Dessa forma, quem tiver condições e quiser um brinquedo para lá de estiloso, com certeza deveria comprar a Ford Ranger Raptor.