JAC Hunter chega em 2024 para peitar Hilux e levar muito mais carga

25/01/2024



Depois de confirmar a importação de uma picape a diesel, a JAC Motors finalmente decidiu o visual final do utilitário. Batizada de Hunter, a picape deverá chegar ao Brasil ainda no primeiro semestre e tentará roubar vendas da Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10.

 

A picape foi flagrada sem qualquer camuflagem rodando pelas ruas de São Paulo. Postagens em redes sociais mostram que no lugar da grade vertical, presente em um dos flagras feitos pela Mobiauto, a empresa escolheu colocar na picape um item com estilo do tipo colmeia.

 

O nome JAC segue ocupando boa parte da dianteira, enquanto o conjunto óptico é dividido em três peças. Na parte superior, encostando no capô, está o DRL de LED, o farol principal é posicionado logo abaixo, mas um pouco mais centralizado, alinhado com a terceira peça de iluminação.

 

Na traseira, a picape conforma o nome aplicado, já que a sigla T9, utilizada pela JAC em outros mercados, não está presente, constando apenas o logo da fabricante, o nome Hunter e o símbolo “4WD” para indicar o sistema de tração nas quatro rodas.

 

Ainda na parte de trás da picape, chama atenção o grande santantônio instalado e a ausência de capota marítima. Assim como outras marcas, a JAC deverá optar por oferecer o item como acessório de pós-venda.

 

Presidente da JAC defende diesel

 

Apesar da JAC ter apostado fortemente nos carros elétricos nos últimos anos, Sergio Habib, presidente do grupo SHC, que representa oficialmente a JAC Motors no Brasil, confirmou o lançamento da picape em entrevista ao canal A Roda e defendeu o uso do diesel em determinadas situações.

 

“Eu fui obrigado [a lançar uma picape a diesel]. Não queria lançar”, disse o presidente do grupo, que seguiu: “Estamos nomeando pessoal no interior e o que você vê é o seguinte: uma das forças da Toyota é que quem compra picape precisa de um produto resistente e precisa de rede”, comentou.

 

Portanto, somente uma picape diesel tem chances reais de roubar vendas de Toyota Hilux, Ford Ranger e companhia.

 

“Essa picape diesel é a maior do mercado. Vai ter uma excelente garantia e tem a maior capacidade de carga, 1.400 kg”, seguiu o empresário, que apontou que a JAC Hunter será posicionada no segmento de picapes médias. “Vamos lançar daqui a alguns meses”, completou, apontando para o primeiro semestre de 2024.

 

Diesel e elétrica

 

Habib ainda garantiu que manterá a opção elétrica. Dessa forma, a ideia é que as grandes empresas que precisam de frota limpa comprem a opção elétrica, enquanto fazendeiros e moradores de regiões mais afastadas optem pela versão com motor diesel.

 

Na configuração com motor turbo diesel, a picape terá um 2.0 quatro-cilindros 16V de 170 cv de potência e 41,8 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas, a famosa caixa fornecida pela ZF, com tração 4x4 dotada de reduzida e diferencial traseiro blocante. A capacidade de reboque (com freio) é de 3.500 kg.

 

A variante elétrica mantém o conjunto da iEV330P vendida atualmente. Portanto, um motor elétrico de 204 cv de potência e 30,1 kgfm de torque, com tração 4x2 traseira. Contudo, o banco de baterias de LFP (lítio-fosfato-ferro), fornecido pela CATL, terá um aumento de 65,3 kWh para 77 kWh em sua capacidade para aumentar a autonomia, que atualmente é de 226 km, segundo o Inmetro.

 

A JAC Hunter chegará com cabine dupla estendida. Em termos de dimensões, são 5.620 mm de comprimento, 3.400 mm de entre-eixos, 1.965 mm de largura e 1.920 mm de altura.