A absurda Ford F-150 elétrica que gera energia residencial por até 3 dias

13/12/2023



Visual interno pouco conservador, motor de Mustang, dimensões que agradam aos puristas e capacidades para ninguém colocar defeito. Foi assim que a Ford-150 chegou ao mercado brasileiro em 2023.

 

Mesmo já sendo comercializada em nosso mercado com motor V8 5.0 a gasolina de 405 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, nas versões Lariat (R$ 480.000) e Platinum (R$ 520.000), a Ford F-150 ainda não tem uma gama tão completa quanto a que é oferecida nos EUA, seu país de origem. Por lá, ela é a família de veículos leves mais vendida já há muitos anos.

 

Picape com proporções de caminhão e trem de força de carro esportivo, a Ford F-150 traz, por exemplo, a curiosa configuração Lightning, elétrica, que roda nos Estados Unidos e ainda não está disponível no Brasil. Seria uma ótima opção contra a já confirmada Chevrolet Silverado EV, que chega ao nosso mercado em 2024.

 

Como é a Ford F-150 Lightning

 

Além da motorização elétrica em vez de uma a combustão, a Ford F-150 Lightning muda também o visual, muito por não precisar de tomadas de ar tão vastas na dianteira. Aqui, o motor Coyote V8 de 5 litros dá lugar a dois motores elétricos, um sobre cada eixo. Juntos, entregam 570 cv de potência combinada e absurdos 107, 1 kgfm de torque combinado.

 

Com esse conjunto motriz, a picape vai de 0 a 100 km/h em incríveis 5 segundos. A bateria é de íons de lítio com 98 kWh de capacidade, perfazendo uma autonomia de 384 km no exigente ciclo EPA. Há, ainda, uma versão chamada Lightning Flash, que obtém um alcance oficial de 515 km.

 

Bem verdade que a F-150 V8 a gasolina vendida no Brasil tem um tanque de 136 litros e um consumo, conforme análise do Inmetro, de 6,3 km/litro na cidade e 8,6 km/litro na estrada. Com isso, a autonomia pode chegar a 1.169 km.

 

Obviamente, o custo de reabastecimento entre os propulsores elétrico e a combustão refletem no comparativo. Para completar o tanque de uma F-150, o brasileiro gasta tranquilamente mais da metade de um salário mínimo, a depender do preço do combustível na região do país.

 

Outros fatores presentes somente na versão elétrica são o sistema de suspensão independente, carroceria de alumínio e melhor rolagem do veículo pela redução da altura do centro de gravidade, provocado pelo peso das baterias posicionadas no assoalho do veículo.

 

F-150 como gerador de energia

 

A ideia de usar um gerador para alimentar uma casa com energia elétrica não é nova. Agora, ter a Ford-150 Lightning como fonte energética já é uma realidade antiga nos Estados Unidos. Batizado pela montadora norte-americana como Ford Intelligent Backup Power, o sistema permite a inversão do fluxo de corrente e, em vez de receber carga, a matriz elétrica da picape é quem abastece a residência.

 

Um exemplo não tão recente, em 2021, já colocou em teste o uso da tecnologia para fontes externas. Foi em um casamento no estado norte-americano de Michigan. A celebração noturna só ocorreu graças ao fornecimento de energia de uma F-150.

 

Para além do uso doméstico, o Ford Intelligent Backup Power também é compatível para o uso em outros veículos. O carro a receber a carga, no entanto, precisa ter um conector compatível.

 

Dessa forma, o cenário para o Brasil ainda permite o uso de outras matrizes energéticas. Ou seja, é possível alimentar a F-150 com a energia solar gerada com painéis residências e ainda fornecer a energia elétrica armazenada de forma externa da forma desejada.

 

O pacote Ford Intelligent Backup Power é uma parceria entre a Ford e a empresa solar norte-americana Sunrun. Apesar da comodidade, o dono ou dona de uma F-150 precisa instalar o Ford Charge Station Pro e o Home Integration System, o qual é vendido separadamente pela montadora a depender. O sistema é um item de série a depender da versão da picape.

 

Diferenças entre as versões da F-150 no Brasil

 

Como era esperado, o ganho do consumidor em optar pela versão Platinium está no visual estético e maior conforto, além do preço a partir R$ 479.990,00 para versão de entrada e R$ 519.990,00 para o modelo topo de linha.

 

Em relação aos itens de segurança, ambas as versões são equipadas com os mesmos componentes. Assim como nos itens essenciais que toda picape de grande porte exige.